top of page

Pílulas de Conhecimento do SUS - parte 2

"Você já se deu conta que nós só pensamos em saúde quando nos deparamos com uma doença? Segundo a OMS, saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social. Não apenas a ausência de enfermidade.


Escutamos coisas ruins sobre o SUS, associando à uma imagem de prestação não satisfatória de serviços. Tratamos dos seus princípios de forma rasa, sem a compreensão da sua essência.


✅Saúde como direito fundamental, na sua universalidade.

✅Atendimento completo e capaz de absorver a demanda.

✅Ações de saúde conforme as diferentes necessidades.


Quando compreendemos a estrutura, dinâmicas, processos e absorvemos conceitos, a reivindicação de direitos se torna conquista! A construção de políticas públicas não são presentes e privilégios, mas resultados da mobilização, da luta e da organização da sociedade civil.

Entenda, defenda e valorize o SUS!"

𝒑𝒐𝒓 Karina Züge, presidente da ADB


Audiodescrição #PraTodoseTodasVerem: Carrossel de Imagens. Imagem 1: Uma folha em branco com imagens de pessoas desenhadas. São pessoas de diversas etnias. Algumas em cadeira de rodas. Todas de mãos dadas. Na parte de cima a pergunta: Você conhece os princípios do SUS? Na parte de baixo, à esquerda, a chamada Pílulas do SUS. No canto inferior direito o logo da ADB.

Imagem 2: Card com a metade superior pintada de azul, com um ícone do planeta Terra em Banco. Na parte de baixo o texto “Universalidade: A garantia de atenção à saúde a todo e qualquer cidadão.

Imagem 3: Card com a metade superior pintada de azul, com um ícone de quebra-cabeças em branco. Na parte de baixo o texto “Integralidade: As ações de saúde devem ser combinadas e voltadas para a prevenção, promoção e reabilitação.”

Imagem 4: Card com a metade superior pintada de azul, com um ícone de uma balança alinhada em branco. Na parte de baixo o texto: “Equidade: Oferecendo mais a quem precisa mais, procurando reduzir as desigualdades.” Fim da Descrição.






39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page