top of page

Pílulas de Conhecimento do SUS

O nosso primeiro conteúdo da série As Pílulas de Conhecimento do SUS aborda o papel do Sistema Único de Saúde no tratamento das doenças neuromusculares.


Desde 2014, através da Portaria nº 199 do Ministério da Saúde, o Brasil adota a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, que organiza a rede de atendimento para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de pessoas com doenças raras.


O atendimento é feito prioritariamente na Atenção Básica, principal porta de entrada do SUS. Contudo, o credenciamento de mais hospitais e instituições de saúde permite que tenha mais segurança no encaminhamento para atendimento especializado em unidade de média ou alta complexidade.


Para as pessoas com DM, que pertencem ao grupo de doenças raras, esta política nacional conjuntamente com outreas representa a possibilidade do tratamento, diagnóstico e reabilitação de forma integral e oportuna das distrofias musculares. No entanto, ainda são necessários mais investimentos, acesso à medicamentos e avanços científicos para que o SUS possa ampliar a oferta de assistência e cuidado para todas elas.


A ADB segue atuante na defesa do SUS e na luta pelo aperfeiçoamento das políticas públicas que possam ampliar a atenção aos pacientes com DM.


Fique conectado às nossas redes e o site distrofiabrasil.org.br e acompanhe nossas notícias e informações atualizadas.


Audiodescrição #PraTodoseTodasVerem. Início da descrição: em um card dividido ao meio por uma faixa azul uma foto de um profissional de saúde, vestindo um jaleco branco, que ajuda uma pessoa a segurar um peso laranja enquanto faz exercícios de fisioterapia. Em cima da faixa azul está a chamada Pílulas do SUS e o símbolo do SUS, uma cruz em azul. Na parte inferior do card, em fundo branco, a frase O papel do Sistema Único de Saúde no tratamento de doenças neuromusculares. No canto inferior direito o logo da ADB. Fim da descrição.




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page