top of page

ESPECIAL MÊS DA MULHER: Luciana Marques


ESPECIAL MÊS DA MULHER: Luciana Pimentel Marques e os desafios da maternidade

A nossa história de hoje vai abordar os caminhos da maternidade, com Luciana Pimentel Marques, que possui Distrofia Muscular do tipo Fácio-Escápulo Umeral. No início, Luciana chegou a pensar que ser mãe seria um sonho distante, mas tudo mudou ao conhecer o seu companheiro de vida, Pedro, com quem decidiu enfrentar os desafios e as alegrias da maternidade.

“Juntos, procuramos fazer o tratamento para não transmitir a distrofia ao nosso tão desejado filho”, narra ela. Desde o primeiro momento, Luciana recebeu vários ‘nãos’ de profissionais sem conhecimento do caso. “Porém, eu nunca fui de desistir, então fomos atrás de pessoas que topassem essa empreitada”, relata, demonstrando gratidão à equipe médica que lhe acolheu durante o processo, que foi a fertilização in vitro com escolha de embrião sadio. Luciana e Pedro receberam, então, o seu maior presente.

“Minha filha nasceu prematura, foi direto para UTI Neonatal. Eu não tive como me recuperar da cesárea, porque minha preocupação era estar ao lado dela” conta Luciana, que apesar da dor e tristeza, seguiu resiliente, pois sua filha precisava dela.

“Com a maternidade nasceu em mim também a culpa e o medo. É incrível como sempre tem palpiteiros para dizer o quão errada você está nas suas decisões de mãe”, afirma Luciana, completando em seguida para dizer que, apesar das cobranças, tudo vale a pena quando vê o lindo sorriso de sua filha.

“De uma hora para outra virei mãe. Ninguém nunca me disse que seria tão difícil e que o amor seria uma construção”, fala Luciana. Para ela, não é nada fácil. “Eu gostaria muito de fazer mais, de estar menos cansada, de conseguir pegar a Bel no colo, de tirá-la do berço quando ela chora, dar banho, etc. Mas aprendo cada dia que o mais importante é o amor e esse está nos pequenos detalhes”, pondera.

E como é o dia a dia da família? “Temos uma babá que me ajuda a cuidar da Bel durante o dia até o papai chegar e assim vamos levando, do nosso jeitinho, entre trancos e barrancos, construindo esse serzinho tão especial de nome Isabel Marques Vital de Matos” finaliza Luciana, em um relato que transborda de amor.


96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page