top of page

Cuidados respiratórios

O tratamento de Distrofias Musculares envolve uma equipe multidisciplinar de cuidados, com terapias que são modificadoras na qualidade de vida de pessoas com DM. Cuidados respiratórios são essenciais!


Algumas pessoas com DM apresentam maior envolvimento respiratório, necessitando, inclusive, do uso de ventilação mecânica. A fraqueza neuromuscular pode afetar diretamente a respiração.


"A Distrofia Muscular de Duchenne, por exemplo, causa hipoventilação, com sintomas que se manifestam durante o sono e causam dor de cabeça matinal, dificuldade de concentração, sonolência diurna, perda de peso e sensação de cansaço", explica a Dra. Edna Fátima dos Reis, médica pneumologista e membro do Comitê Técnico da ADB.


No Brasil, a portaria no. 1370 de 2008 garante o fornecimento dos aparelhos de suporte ventilatório por dois níveis de pressão e o acompanhamento respiratório àqueles com doenças neuromusculares.


Mas lembre-se, qualquer procedimento deve ser indicado pelo médico pneumologista!


Hoje nós prestamos o nosso reconhecimento a todos os Pneumologistas que ajudam as pessoas com DM a respirarem com mais saúde e a terem maior qualidade de vida!



Audiodescrição #Pratodosetodasverem.

Início da descrição: Um card dividido por uma faixa horizontal irregular laranja. Na parte superior, uma mulher branca analisa um raio-x de tórax. A mulher usa óculos pretos de grau e veste um jaleco branco. Está de costas para nós. Ao lado esquerdo o texto O Médico Pneumologista torna possível a aplicação de protocolos e tratamentos que façam pacientes com Distrofia Muscular respirarem melhor. É por isso que o seu acompanhamento é essencial. Na parte de baixo do card ao lado esquerdo o texto 2 de junho: Dia do Pneumologista. Ao lado direito está o logo da ADB. Fim da descrição.



110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page