top of page

Artigo: Nutricão & Duchenne

Vamos falar novamente sobre cuidados nutricionais e desta vez compartilhamos com um artigo que pode orientar melhor não apenas nutricionistas, mas também a comunidade de distrofia muscular de Duchenne. Uma das autoras do artigo, Flávia Leite, que é nutricionista e portadora manifestante da DMD explica o que a motivou neste projeto: "Desde o meu diagnóstico em 2015, iniciei uma busca por informações que pudessem melhorar a minha qualidade de vida, me deparando com inúmeras informações valiosas, que poderiam auxiliar não só a mim, como a todos os pacientes com DMD."


O objetivo do artigo foi produzir um guideline com as recomendações nutricionais para pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne, buscando os artigos mais recentes e publicados nas revistas mais conceituadas; para que profissionais que atendam pacientes com DMD, consigam nortear a sua conduta nutricional de forma acertada, com foco na melhora da qualidade de vida os pacientes.


O acompanhamento nutricional do paciente com DMD é fundamental, e tem como foco a manutenção do estado nutricional, evitando o ganho de peso excessivo, que pode acelerar a perda de mobilidade; na correção de estágios de perda de peso severa; e na utilização dos suplementos, de forma adequada e individualizada. Contribuindo assim, de forma significativa na melhora dos sintomas da doença e da qualidade de vida dos pacientes e dos familiares.


Clique no link abaixo para naixar e ler o artigo completo.



Artigo Recomendacoes DMDpdf
.pdf
Download PDF • 463KB


Fonte da imagem: freepik


Audiodescrição #pratodosetodasverem:

Em uma mesa com frutas e vegetais, braços de uma pessoa branca com blusa branca de manga comprida. A pessoa escreve com a mão direita com uma caneta em uma papel preso em uma pancheta apoiada na mesa. No canto inferior direito uma fita metrica verde enrolada desfocada.Fim da audiodescrição.


227 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page