Artigo: Nutricão & Duchenne

Vamos falar novamente sobre cuidados nutricionais e desta vez compartilhamos com um artigo que pode orientar melhor não apenas nutricionistas, mas também a comunidade de distrofia muscular de Duchenne. Uma das autoras do artigo, Flávia Leite, que é nutricionista e portadora manifestante da DMD explica o que a motivou neste projeto: "Desde o meu diagnóstico em 2015, iniciei uma busca por informações que pudessem melhorar a minha qualidade de vida, me deparando com inúmeras informações valiosas, que poderiam auxiliar não só a mim, como a todos os pacientes com DMD."


O objetivo do artigo foi produzir um guideline com as recomendações nutricionais para pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne, buscando os artigos mais recentes e publicados nas revistas mais conceituadas; para que profissionais que atendam pacientes com DMD, consigam nortear a sua conduta nutricional de forma acertada, com foco na melhora da qualidade de vida os pacientes.


O acompanhamento nutricional do paciente com DMD é fundamental, e tem como foco a manutenção do estado nutricional, evitando o ganho de peso excessivo, que pode acelerar a perda de mobilidade; na correção de estágios de perda de peso severa; e na utilização dos suplementos, de forma adequada e individualizada. Contribuindo assim, de forma significativa na melhora dos sintomas da doença e da qualidade de vida dos pacientes e dos familiares.


Clique no link abaixo para naixar e ler o artigo completo.



Artigo Recomendacoes DMDpdf
.pdf
Download PDF • 463KB


Fonte da imagem: freepik


Audiodescrição #pratodosetodasverem:

Em uma mesa com frutas e vegetais, braços de uma pessoa branca com blusa branca de manga comprida. A pessoa escreve com a mão direita com uma caneta em uma papel preso em uma pancheta apoiada na mesa. No canto inferior direito uma fita metrica verde enrolada desfocada.Fim da audiodescrição.