06 JUN_Dia Nacional do teste do pezinho


Olá! Hoje é dia do Teste do Pezinho e o Blog da ADB foi buscar algumas informações sobre o assunto com a Dra. Cristiane. Acompanhe a seguir.


O que é o teste do pezinho?

Através da coleta de gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido se dosam exames para diagnosticar diversas doenças congênitas ou infecciosas assintomáticas no período neonatal, visando interferir precocemente e diminuir ou eliminar as suas sequelas.


Quais as doenças detectadas atualmente?

Pela rede pública, o exame avalia no momento 6 doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Na rede privada nos testes Plus e Master mais doenças metabólicas e infecciosas estão incluídas.


Qual a importância do teste para Doenças Raras?

A maioria das doenças triadas não tem um quadro clínico claro e são de difícil reconhecimento. Sem a triagem precoce os diagnósticos acabam sendo tardios e a criança já desenvolveu algum tipo de sequela física e/ou neurológica significativa para seu desenvolvimento.


O que pode melhorar?

Ampliar o número de doenças triadas pela rede pública, aos moldes do que já oferece a rede privada de saúde em termos de doenças, com a qualidade do programa público, que inclui desde a confirmação diagnóstica até o tratamento e seguimento clínico continuado.


—------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A Dra. Cristiane Kopacek é médica graduada pela UFCSPA, Pediatra e Endocrinologista Pediátrica com doutorado em Endocrinologia pela UFRGS. Médica do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do RS. Professora da Faculdade de Medicina da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Pediatria da UFCSPA. Preceptora de Residência Médica UFRGS e UFCSPA.

9 visualizações0 comentário