Alerta: verdades e mentiras sobre tratamentos para distrofias musculares

É importante ficar atento a informações confiáveis sobre o tratamento de Distrofias Musculares, pois infelizmente ainda não há uma terapia curativa para as DMs, mas sim aquelas que visam retardar a evolução da doença.


É por isso que hoje trouxemos informações importantes do Dr. Luis Fernando Grossklauss, que há 18 anos atende pacientes com doenças neuromusculares e há 11 anos é médico no TDN/Instituto do Sono/AFIP, um dos poucos serviços no país a fornecer o suporte ventilatório aos pacientes neuromusculares pelo SUS.

Segundo ele, quando se fala em DMs, as terapias mais recomendadas são: “fisioterapia com alongamento, que deve ser feita em todos pacientes com distrofia. Já na Distrofia Muscular de Duchenne, a corticoterapia é aconselhável e, dependendo da mutação, há remédios específicos, como o translarna. Com o evoluir da doença, acrescenta-se a cardioproteção e o suporte respiratório.”


O Dr. Luis Fernando também reforça a importância da ADB e das associações para fornecer informação confiável e ser um representante dos pacientes para lutar pelo o acesso às terapias efetivas.

E se você quer saber mais sobre o assunto, fique ligado nas nossas redes que no dia 20 de abril faremos uma live exclusiva sobre o tema, com a participação do Dr. Luis Fernando e da Dra. Ana Lúcia Langer, médica especializada em doenças neuromusculares.


Coloque na agenda: 20 de abril, a partir das 19h. Em breve maiores informações sobre como participar.