Riscos da automedicação

Hoje é dia de falar sobre um assunto importante para toda a população: o uso racional de medicamentos.


Para abordar o tema, trouxemos o depoimento de Gustavo Mendes, que tem experiência de 18 anos na Anvisa, com atuação nas áreas de registro e pesquisa clínica de medicamentos.


“Os riscos da automedicação envolvem o uso equivocado de medicamentos. Um remédio se diferencia de um veneno com base na sua dose e frequência de uso. Então, se nós não soubermos quando o medicamento deve ser utilizado e em que casos ele não pode ser utilizado, isso pode causar sérios danos à saúde da pessoa”, relata Gustavo.


Segundo ele, médicos, dentistas, farmacêuticos e qualquer profissional que prescreve ou dispensa medicamentos, deve informar as pessoas sobre os riscos da automedicação e sobre a importância de ter uma orientação médica e farmacêutica.


“Os riscos de uma superdosagem, da interação com outros medicamentos e da interação com outros alimentos, tudo isso faz parte dessas estratégias para reduzir a automedicação”, afirma ele, reforçando a necessidade de se ter um profissional de saúde orientando para que não se tenha esse tipo de prática.


Ele conta que a Anvisa realiza uma série de campanhas sobre o uso racional de medicamentos, divulgando na sua página as bulas dos medicamentos e os riscos associados. Outros órgãos estão envolvidos nesse processo, como o Ministério da Saúde, as Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais e os profissionais que estão trabalhando nos Hospitais das Redes Sentinela, todos capacitados para tratar das questões dos eventos adversos.


É importante, então, termos a população conscientizada para diminuirmos ao máximo o uso indevido de medicação.


Descrição

#PraTodoseTodasVerem

Início da Descrição: À esquerda do card vemos a foto de Gustavo Mendes, um homem branco, de cabelos castanhos, que usa óculos de grau e veste um blazer cinza e uma camisa branca. Ele está em frente a um púlpito, com um microfone. Do lado direito do card lemos, em fonte preta no fundo cinza, a seguinte frase: “É possível sensibilizar as pessoas sobre os riscos da automedicação por meio de esclarecimento, de campanhas e informação. Os profissionais de saúde que estão envolvidos na cadeia de utilização de medicamentos também têm uma função muito importante.”

Abaixo da foto de Gustavo podemos ver o logotipo da Anvisa em Azul e logo abaixo, os dizeres:Gustavo Mendes Lima Santos. Gerente-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos, Anvisa.

No canto inferior esquerdo lemos 05 de maio - Dia do Uso Racional de Medicamentos e no canto inferior direito podemos ver o logo da ADB.

Fim da descrição.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo