Pílulas do Saber


Olá, vamos dar continuidade ao conteúdo sobre direitos e benefícios, dentro do universo das distrofias. Você sabia que é possível ​​solicitar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/LOAS)?

.

Sim, esse benefício prevê o pagamento de um salário mínimo por mês para a pessoa com deficiência que comprove ser baixa renda. Por ser assistencial, para ter direito ao benefício não é necessário ter contribuído para o INSS. No entanto, não dá direito ao 13º salário e não deixa pensão por morte.

.

Este serviço pode ser utilizado pela pessoa que:

- comprovar a deficiência;

- for brasileiro nato ou naturalizado;

- tiver nacionalidade portuguesa;

- tiver renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS.

O Cadastro Único, que é administrado pelos CRAS, deve estar atualizado há menos de dois anos e conter o CPF de todas pessoas da família.

.

Uma boa notícia: você não precisa ir ao INSS, pois este pedido é realizado totalmente pela internet. Acompanhe abaixo as etapas para realização desse pedido.


PEDIR O SERVIÇO

Entre no Meu INSS;

Clique no botão Novo Pedido;

Digite o nome do serviço/benefício que você quer;

Na lista, clique no nome do serviço/benefício;

Leia o texto que aparecerá na tela e informe seus dados para avançar.


RECEBER RESPOSTA

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

Entre no Meu INSS;

Clique no botão Consultar pedidos;

Encontre seu processo na lista;

Se quiser ver mais detalhes, clique em detalhar.

.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato com o 135. Este é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, acesse: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/instituto-nacional-do-seguro-social.


Fonte: www.gov.br



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo