O Direito à Saúde


Direito à saúde da criança e do adolescente


Nosso Pílulas de hoje fala sobre a importância do direito à saúde da criança e do adolescente. É primordial ser viável o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso de um ser humano, em condições dignas para sua vivência. Pensando nisso, podemos destacar uma especialidade na área de saúde, que colabora de forma positiva com esse processo.

.

O Terapeuta Ocupacional é o profissional que avalia, estimula e trata bebês, crianças e adolescentes que apresentam defasagem e/ou dificuldades na realização de seus papéis ocupacionais, a exemplo do brincar, atividades de esporte e lazer, colaborativas, escolares, dentro de outras inúmeras ocupações e ou papéis ocupacionais que façam sentido para os sujeitos. Este também é responsável por orientar familiares, professores e demais atores sociais inseridos no cotidiano de seus pacientes sobre como estimular, adaptar, facilitar e ou reorganizar as atividades respeitando e considerando as preferências da criança ou adolescente de forma que o fazer não se limite ao setting terapêutico, pois a vida acontece fora do consultório junto à comunidade e à família.

.

Sabendo disso tudo, podemos ir mais longe. Vamos aprofundar um pouco mais?

Como é o brincar do seu filho(a)?

O brincar pode nos dizer muito das crianças, desde a sua relação com seu corpo, como também com o outro.


O tempo que permanece engajado na brincadeira, criatividade, relações com os pares, como utiliza os brinquedos, se os compartilha, se as brincadeiras preferidas são as que exigem mais movimentos, pulando, correndo, escalando ou as mais calmas sentadas com poucos movimentos?


Ou são crianças que preferem sempre as mesmas brincadeiras?

É claro que as crianças têm suas preferências, mas devemos ficar atentos quando o padrão é sempre repetitivo. O ideal é que a criança possa experimentar múltiplas formas de brincar, pois essa é a primeira ocupação que ela tem e é chave mestra para ajudar no seu desenvolvimento percepto-motor-cognitivo, sensorial e no seu engajamento social.

.

É importante observar e investir em ações efetivas, que conduzam a um crescimento saudável e possível, dentro da realidade de cada pessoa.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


texto criado com a contribuição de Rosana Ferreira Alves da Silva

Terapeuta Ocupacional, Pós-graduação em Psicomotricidade, Curso Básico Pediátrico Tratamento Neuroevolutivo-Conceito Bobath, Voluntária da ACADIM - Coordenadora de Projetos


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo