top of page

Nota Pública

NOTA DA ALIANÇA DISTROFIA BRASIL SOBRE A PROMISSORA

TERAPIA GÊNICA AINDA NÃO REGISTRADA NO BRASIL


Foi aprovado pelo FDA - Food And Drug Administration (órgão dos Estados Unidos, similar à Anvisa no Brasil), em junho de 2023 a promissora terapia gênica (delandistrogene moxeparvovec-rokl), com o nome comercial Elevidys. Esta terapia já foi submetida junto a ANVISA, pela Farmacêutica Roche, para análise de sua eficácia e segurança, mas até o momento ainda não teve o seu processo concluído.  


Pontos e requisitos extremamente importantes:

  • é uma terapia EXCLUSIVA para Distrofia Muscular de DUCHENNE

  • a terapia não é uma CURA; 

  • idade autorizada a fazer uso conforme bula aprovada nos Estados Unidos: 4 e 5 anos de idade;

  • necessidade de realização de exame de vetor viral, que atualmente somente é realizado em um único laboratório nos Estados Unidos. Quem tiver anticorpos contra o vírus não está elegível à terapia gênica e essa porcentagem é de aproximadamente 50%.


A ADB e suas associadas tem profundo respeito e compromisso com a saúde das pessoas com doenças raras em todo o Brasil, notadamente com Distrofia Muscular e ao longo de todos estes anos luta por buscar melhor qualidade de vida para estas pessoas.

Diante disto, a ADB gostaria de mais uma vez reafirmar este compromisso e informar que está em constante contato com Ministério da Saúde, Anvisa, Farmacêutica Roche Brasil (responsável pela comercialização do medicamento no País), acompanhando o processo com as informações permitidas pela nossa legislação vigente.


Aproveita a oportunidade para reiterar que já foram realizadas e encontram-se disponíveis no canal do YouTube da ADB lives sobre o assunto terapia gênica e está sendo organizado uma atualização sobre o Elevidys.

A ADB apoia abaixo assinados, bem como demais ações, que contenham informações verídicas e tecnicamente corretas e fundamentadas, e estará participando de audiência pública sobre o assunto.


Mais informações ELEVIDYS - elevidys.com, ainda somente em inglês, uma vez que a medicação não foi aprovada no Brasil e a legislação não permite que a indústria divulgue informações sobre até a aprovação junto à Anvisa.



NOTA DA ALIANÇA DISTROFIA BRASIL ELEVIDYS
.docx
Download DOCX • 274KB

561 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page